Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Notícias

Notícias

Chikungunya: Rede Replick é lançada no Rio de Janeiro
Brasil - 17/05/2019

Composta por 25 instituições de pesquisa e ensino em nove estados, a Rede envolve cerca de 40 pesquisadores focados em investigar como a doença afeta a vida da população

Chikungunya: Rede Replick é lançada no Rio de Janeiro

A Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick), uma iniciativa fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), foi lançada na última sexta-feira (10/5), durante o Simpósio Desafios e Oportunidades na Pesquisa Clínica em Chikungunya: Produzindo Evidências para Saúde Pública. A Replick envolve profissionais de 25 instituições de pesquisa e ensino em nove estados brasileiros.

A proposta da Rede Replick é acompanhar uma coorte de dois mil pacientes, do diagnóstico ao manejo clínico da chikungunya, consolidando dados e experiências implementadas com sucesso no SUS de forma melhorar protocolos, amenizando assim os impactos da doença na saúde da população. Ao envolver uma extensa e diversificada gama de profissionais, como médicos (infectologistas, reumatologistas e clínicos), enfermeiros, farmacêuticos, biólogos, economistas, cientistas sociais, entre outros, a Rede é um grupo articulado que pode servir de modelo para outras ações no país.

Composta por 25 instituições de pesquisa e ensino em nove estados, a Rede envolve cerca de 40 pesquisadores focados em investigar como a doença afeta a vida da população não apenas em termos clínicos, mas também econômicos, psicológicos e sociais. O trabalho será feito em conjunto com gestores municipais e estaduais e com Ministério da Saúde para discutir pontos importantes a serem investigados durante os próximos três anos em uma coorte de cerca de duas mil pessoas em todo o país. A Replick conta com financiamento do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis (Decit/SVS/MS) e teve como base para sua construção a experiência exitosa da Renezika, que integra gestores, pesquisadores e sociedade civil no enfrentamento do vírus zika e seus impactos.

Saiba mais no site do INI/Fiocruz.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil