Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Notícias

Notícias

Consórcio internacional de zika promove encontro na Fiocruz
Mundo - 08/11/2018

O Brasil, por ter sido o foco principal do recente surto de zika, é central nos estudos realizados sobre o tema

Consórcio internacional de zika promove encontro na Fiocruz

O consórcio ZIKAction promoveu o seu terceiro encontro anual entre os dias 3 e 5 de novembro. O encontro ocorreu pela primeira vez no Brasil e reuniu cerca de 40 representantes de 11 países, entre pesquisadores, profissionais de saúde e gerentes de projetos de instituições e organizações integrantes do consórcio, para discutir os avanços de suas pesquisas sobre zika e definir os próximos passos do consórcio. O evento contou ainda com a presença de representantes dos dois outros consórcios internacionais de zika, o Zika Plan e o ZIKAlliance.

Entre as decisões tomadas estão o estabelecimento de novos cohortes para pesquisa, com diferentes propostas. O consórcio é composto por diferentes grupos, atuando em diferentes regiões e áreas de pesquisa. Cada grupo tem uma resposta específica a dar em relação a algum aspecto do zika para que a gente possa dar um passo no entendimento da doença.

O desenvolvimento de um diagnóstico preciso para a doença é o maior desafio do momento e está sendo abordado pelas pesquisas dos grupos. As relações de fatores genéticos com a microcefalia, outras manifestações neurológicas da doença e o desenvolvimento de vacinas e roupas tecnológicas repelentes são outras das pesquisas em curso pelos consórcios.

O Brasil, por ter sido o foco principal do recente surto de zika, é central nos estudos realizados sobre o tema. Aqui, 3 mil casos de microcefalia foram relacionados à síndrome congênita de zika e outros 12 mil casos não confirmados.

Saiba mais sobre o encontro aqui.


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil