Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Destaques

Destaques

Dia dos Pais: exemplo também na prevenção à dengue
08/08/2019

Se a criança convive com um adulto que tem o cuidado de estabelecer uma rotina de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya ela também vai adquirir este hábito

Dia dos Pais: exemplo também na prevenção à dengue

Pai. Ao ler estas três letras juntas o que vem a sua cabeça? De acordo com o dicionário, pai é o homem que deu ser a outro; homem que tem um ou mais filhos; genitor, progenitor. É tudo isso, mas é mais. Pai é uma palavra cheia de significados que são às vezes muito pessoais, mas sempre importantes.

Pai é aquele que cria, que educa e que dá exemplos que serão fundamentais e que seguirão com os filhos por toda a vida. Não à toa, há um dia no ano dedicado a ele. O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto.

Mas se falamos em exemplo, a saúde não pode ficar de fora. Tão importante quanto ensinar hábitos de higiene e estimular a prática de exercícios e uma boa alimentação, é mostrar para os filhos a importância do combate constante ao Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir dengue, zika e chikungunya.

Afinal, as ações preventivas de eliminação de focos do mosquito têm que ser incorporadas à rotina e transformadas em hábito. E nada melhor do que começar da infância. Se a criança convive com um adulto que tem o cuidado de estabelecer uma rotina de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya ela também vai adquirir este hábito. Ainda mais se este adulto for o seu pai!

Sem falar que esta pode ser uma oportunidade de unir ainda mais pais e filhos! Como? Que tal, por exemplo, fazer da vistoria nas áreas internas e externas da casa – atitude fundamental para prevenir a doença – uma tarefa conjunta?

Também pode se uma boa falar sobre as doenças, explicando como elas são transmitidas e reforçando a importância de não deixar água acumulada em garrafas, pneus, calhas, caixas d’água e outros recipientes que possam ficar expostos à chuva.

O Aedes aegypti é um mosquito urbano, que tem hábitos domésticos. Ele vive dentro ou ao redor de domicílios e em locais frequentados por pessoas e está presente, principalmente, em áreas urbanas. Não por acaso, a maior parte dos seus focos está dentro das residências.

Então, não tem jeito, para que a sua casa não seja, também, a casa do mosquito, é preciso se prevenir. Assim, sem o risco da dengue, vocês certamente terão um excelente Dia dos Pais. Parabéns, pais!


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil