Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Destaques

Destaques

Julho: mês de férias e de prevenção
01/07/2019

Programe atividades diferentes, aproveite o tempo livre, mas não esqueça o combate ao Aedes aegypti e a prevenção à dengue, à zika e à chikungunya

Julho: mês de férias e de prevenção

Não são as férias longas, mas... Férias são sempre férias, não é mesmo? E julho é mês delas. Uma parada estratégica no meio do ano para tomar um fôlego, e, claro, descansar, relaxar, e se divertir.

Programe atividades diferentes, aproveite o tempo livre, mas não esqueça o combate ao Aedes aegypti e a prevenção à dengue, à zika e à chikungunya. Isso mesmo! Ou você pensa em dar férias para o mosquito também?

Não pode dar mole para ele porque, mesmo que os casos destas doenças sejam mais frequentes nos meses mais quentes ele não se intimida com temperaturas mais baixas e está sempre à espreita, esperando um descuido seu que para ele é uma oportunidade.

Por isso, é preciso manter as ações de controle e combate à proliferação dele. Isso significa incorporar a prevenção à rotina, inclusive nas férias. Mas não se preocupe, como bastam 10 minutos por semana para você fazer a sua parte, você não vai deixar de aproveitá-las por causa disso!

Pode parecer pouco, mas este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos.

Identifique e elimine a água parada. Sem água parada as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e, assim, a população de mosquitos vai sendo reduzida.

Portanto, limpe o que deve ser limpo, feche o que pode ser fechado, retire recipientes abertos de locais descobertos e verifique caixas d’água, cisternas e poços. Se for viajar, faça isso antes de colocar o pé na estrada e logo que retornar.


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil